terça-feira, 19 de abril de 2011

FÉRIAS - CAPADOKIA

Dia 7! Chegamos a Capadokia.
A Capadokia é uma região central da Turquia asiática. A Turquia asiática é chamada de Anatólia , ou seja a Capadokia fica na Anatólia Central.
A razão principal para se ir a Capadókia são suas exóticas formações rochosas. As montanhas deste região são formadas por dois tipos de rocha, a tufa, mole e o basalto, mais duro.
Este tipo geológico originou-se pelo depósito de erupções vulcânicas há milhares de anos, primeiro, ocorreu a deposição de lavas que deram origem a tufa, depois a deposição das cinzas sobre a Tufa formou o basalto.
O Resultado é ter-se uma formação, mole e fácil de cavar protegida por uma camada mais dura.
O efeito da erosão por conta de chuvas, muito mais intensas na época, ventos e diferenças de temperatura, dividiu a placa composta de tufa e basalto, formando montanhas, não muito altas, de tufa mole, em seus flancos e um "capacete" de basalto duro.
Desta forma os povos antigos da região descobriram ser mais fácil cavar estas montanhas e aí morar, que construir casas.
Chegamos em Navishair por volta das 17:00 hs, Navishair é a cidade principal da região, de lá fomos de carro para a cidade de Urgup onde ficava nosso hotel.
Durante o percurso, conversando com o guia soubemos que havia tempo para assistirmos a uma apresentação da Dança de Giro dos Dervixes.
A apresentação acontece em uma espécie de fortaleza, muito antiga, utilizada naqueles tempos como apoio as caravanas de camelos. O local é belíssimo.
A dança dos dervixes é um ritual sagrado, onde os adeptos, giram em torno do próprio corpo, em um estado de transe para comunicar-se com o sagrado. Eles iniciam o giro com as mãos cruzadas sobre o peito, simbolizando a unidade de Alá, e depois assumem uma posição com os braços abertos mantendo a mão direita para cima, recebendo as bênçãos dos Céus e a mão esquerda para baixo para baixo transmitindo estas bênçãos para a Terra. Uma maravilha de se ver.
No dia seguinte, dia 8 , foi o nosso passeio pela região. Iniciamos vendo as formações rochosas, com direito a foto sobre camelo, depois fomos conhecer o museu aberto de Goreme. O museu aberto é uma área dotada de várias igrejas (capelas no nosso conceito) cavadas nas montanhas típicas da região. As igrejas são ortodoxas e por isso têm as paredes pintadas com imagens de santos, estas imagens de santos são chamadas de ícones. Muitos deste ícones estão em um excelente estado de conservação. Fomos ainda a uma outra igreja, cavada na rocha, fora do museu aberto, esta sim igreja mesmo, muito impressionante pela profundidade, são várias salas, todas decoradas com ícones muito conservados. Uma maravilha.
Na tarde deste mesmo dia, fomos a uma cidade subterrânea, também escavada nestas montanhas, é impressionante a quantidade de salas subseqüentes, que eram escavadas pelos antigos, uma espécie de cidade mesmo, estas não eram habitadas, apenas utilizadas como esconderijos em caso de invasões, eles aproveitavam o mesmo tipo de formação para fazer o sistema de ventilação, espécie de chaminés.
A Capadokia, realmente mostra um forma muitíssimo especial e única de geologia, geografia e modo de vida, vale muito a pena conhecer e retornar.
As noites não são muito movimentadas, mas a cidade de Urgup oferece excelentes restaurantes com bons preços, tudo por aqui é mais barato que Istanbul. Muito nos marcou o restaurante Zig, quase vizinho do nosso hotel. É um restaurante de cozinha internacional, mais focado na comida da região e pratos com massa. O restaurante é de uma decoração lindíssima, a comida é excelente e a inspiração do dono veio de seu cachorro, um Yorshire marrom, chamado Zig. No restaurante pode-se ver fotos do Zig.
Para o dia seguinte, dia 9, tínhamos agendado um passeio de balão sobre a região, um turismo muito praticado por aqui, o dia amanheceu ventando e o passeio foi cancelado. Uma razão para termos que retornar a este lugar tão maravilhoso. Aproveitamos o dia para andarmos pela região, subindo em locais elevados de onde se tinha uma maravilhosa vista e, é claro, aproveitamos para tomar cerveja na praça. Uma maravilha! Ah! Já ia esquecendo, neste dia cortei o cabelo em uma barbearia local, nunca vi serviço semelhante, até massagem no pescoço estava incluído, fantástico!
No dia seguinte, dia 10, pegamos o avião para Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário