terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Do Começo Ao Começo.

Dia destes assisti o filme "Do Começo ao Fim".
A verdade é que eu gostei do filme apesar de não entender direito por que gostei.
O amor inicialmente fundamentado na proteção por um dos amantes, e no fascínio pelo outro, durante a infância, deixa em algum momento o sexo entrar na relação sem no entanto perder os fundamentos iniciais. Fascínio e proteção continuam presentes. Isto fica bem claro no diálogo pós primeira noite: "porque você me ama?".
O incrível foi Aluizio Abranches unir na tela, um tema polêmico - homossexualismo e outro abominável - incesto, sem que surgisse qualquer tipo de conflitos ou sofrimentos.
Um amigo me deu a idéia para resumir o filme: "um conto de fadas". Aí eu entendi porque todo mundo gosta.
Dois meninos filhos de uma mesma mãe, vivida por Liliam Lemertz, e pais diferentes:Jean Pierre Noher pai do mais velho; e Fábio Assunção, atual marido da mãe e pai do mais novo.
Francisco o mais velho, e Thomás se amam além de irmãos e isto fica claro no filme quando Pedro, o pai de Francisco, tem uma conversa com a mãe Julieta, mostrando sua preocupação com a intimidade dos dois, percebida durante uma temporada em sua casa na Argentina. Julieta confessa que esta aproximação também lhe preocupa.
Para Alexandre pai de Thomás, a luz aparece quando em ele repreende seu filho por mexer em algo que não deveria e Francisco parte para defendê-lo afirmando: "eu cuidarei dele para sempre".
Nenhum dos adultos faz absolutamente nada.
Sucede-se a morte de Pedro, temos então um conveniente pulo no tempo para os meninos transformados em rapazes no enterro de Julieta.
Após isto, magicamente, os apaixonados ficam sós em casa para viverem o seu amor, sob as bênçãos do único adulto restante, Alexandre.
A trama ainda tenta criar alguma dor, causada por uma separação, com a ida de Thomás para Rússia treinar natação; mas mesmo este dura tão pouco quanto o verão soviético e o filme termina em um apaixonado abraço em algum apartamento de Moscou.
O diretor não deixa que as cenas mais fortes entre os dois, quebre o conto quimérico, são bem dosadas, tanto a primeira noite amanhecendo com o diálogo "porque me amas?", quanto os quentes beijos de despedida, ao ar livre, na partida de Thomás para o frio das estepes.
João Gabriel Vasconcelos interpreta muito bem a unificação de um protetor irmão seis anos mais velho e o lado forte da paixão; Rafael Cardoso também da o seu recado na posição de caçula fascinado e amante sensível.
A Lilian..., bem, esta enche de brilho qualquer trama em que esteja.
A história dos irmãos não tem um fim, está sempre começando: na infância, na fase adulta, depois da separação, etc.
Não temos um "Do Começo ao Fim", porém um "Do Começo Ao Começo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário