segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

NEM TUDO É LONDRES, NA INGLATERRA!

No dia 02 de julho de 2015, saímos do hotel, minha amiga Conceição e eu, para o aeroporto de Heathrow. Ela deixaria nosso pequeno grupo rumo a Salvador com uma troca de voo em Lisboa.

Voltei para o hotel para dormir mais um pouco até a hora de apanharmos um ônibus para a cidade de Brighton. Temos um amigo que mora lá e fazia muito tempo não o víamos, Andrew Wells.

Conhecemos Andrew, muitos anos atrás em Londres, e apesar do pouco contato sempre nos mantivemos na categoria de amigos. Atualmente ele está casado com Chris, um cara muito legal, e moram em uma bela casa na cidade de Brighton, onde nos receberam por 2 dias de forma calorosa e confortável. 

Optamos por fazer a viagem de Londres até Brighton de ônibus, por ser bem mais em conta que trem, os trens na Inglaterra são caros. Se tiver dinheiro para pagar a diferença entre ônibus e trem, vá de trem, os ônibus não são nada confortáveis e além do mais passa-se um bom tempo para sair de Londres devido ao transito, pelo menos 1/3 da viagem é pelas ruas de Londres.

Brighton é uma cidade de praias, como brasileiros, habitantes de Salvador, isso não nos é um grande atrativo, o motivo para ir até lá era simplesmente rever nosso amigo, conhecer seu companheiro e sua nova casa; tomarmos uns drinks e conversarmos. Na realidade não estávamos visitando a cidade, mas sim nossos amigos.

Talvez devido a esta falta de expectativa, a cidade encantou, pelo menos a mim, mais do que a imaginação prévia. Muitas pessoas nas praias, que para nós são estranhas devido ao terreno de pedras grandes e não de areia, as pessoas sempre levam esteiras ou colchonetes, toalha não é suficiente para ficar comodamente sentado naquelas pedras. De qualquer forma há muitos bares e restaurantes ao longo da orla com mesas e cadeiras onde se pode sentar, beber e comer excelentes frutos do mar. A cidade é limpa e organizada. Na realidade eram duas cidades, Brighton e Hove que se uniram em uma só, decidiram isso para reduzir os custos de administração, também não tem Prefeito, o conselho municipal administra tudo (bom exemplo a ser seguido). Apesar de manterem seus nomes originais é praticamente impossível separá-las, nossos amigos, por exemplo, moram em Hove e caminhamos até vários locais de Brighton sem saber que estávamos saindo de uma cidade para outra. O clima também ajudou, pegamos belos dias de sol por lá.

Dormimos apenas 2 noites na cidade, se você quer aproveitar praia e as diversões que a cidade oferece, pode passar mais tempo, agora se o objetivo é conhecer a cidade, no máximo 2 dias, dormir uma noite é suficiente. Os monumentos e prédios não são muitos, há o Royal Pavilion, um imenso palácio em estilo árabe, muito bonito, tem também a igreja de São Pedro, e o Brighton Pier com bares, restaurantes, parquinho, essas coisas. A cidade é rica em parques e praias.

Sendo um destino turísticos dos ingleses, a cidade oferece excelentes restaurantes de várias especialidades, nossos amigos nos levaram a 2, sendo um típico de comida turca e outro indiana, como em toda Inglaterra, estrangeiros não se interessam muitos pelas comidas locais. Para nós a estada foi agradabilíssima, somos muito gratos a Andrew e Chris.

Depois de Brighton, partimos para a Escócia, e depois de retornarmos a Londres, visitamos ainda 2 locais no interior da Inglaterra: a cidade de Bath e Stonehenge em Amesbury, daremos um pulo no tempo até 18 de julho com a finalidade de falarmos deste locais.

Passamos apenas algumas horas em Bath, pegamos um ônibus de turismo em Londres, pudemos apenas conhecer as Termas Romanas e a Abadia, uma pena, a cidade é linda, seus prédios e jardins maravilhosos justificam tranquilamente uma visita de 2 dias, ela tem uma ponte que lembra a Ponte Vecchio de Firenze. É muito antiga, foi construída pelos romanos atraídos pelas suas águas termais ideais para construção de banhos que os romanos tanto gostavam. Em fim, fomos aos 2 pontos turísticos principais, depois demos uma volta por umas poucas ruas, entramos em lojas de souvenires e fomos embora, um dia eu volto!

O passeio a Stonehenge foi semelhante, ao deixarmos Bath o mesmo ônibus turístico nos levou até lá, Stonehenge é isso mesmo, 2 a 3 horas de visita são suficientes. Trata-se simplesmente de um sítio arqueológico pertencente a cidade de Amesbury, a qual nem conhecemos, o ônibus do tour nos leva até o centro de turismo e de lá pega-se um micro ônibus até o sítio, passas-e algum tempo por lá, negociando com os demais visitantes uma brecha para fotografias. Para oferecer um pouco mais de atrações foi construída, próximo ao centro de turismo, uma réplica do que poderia ter sido uma aldeia do povo que ali habitava a época da sua construção, vai saber. O centro ainda oferece uma loja gigante de vendas de souvenires. Ir a Stonehenge é para quem tem o sonho de conhece-la, como era o meu caso. Para mim foi fascinante visitar aquele círculo de pedras, com o qual eu sonhava há anos. Stonehenge é mais velho do que o que há de mais velho no ocidente, estima-se 5.000 anos desde as primeiras pedras arrumadas lá. Agora, se não existe em seu imaginário este sonho de conhece-lo, vá fazer outro passeio.

Depois voltamos a Londres para aproveitar, sem nenhum compromisso turístico, a cidade que tanto nos encanta, uma excelente forma de dar adeus a Europa depois de 4 meses por lá.

Brighton
Brighton
Brighton
Brighton - Royal Pavilion
Brighton - Royal Pavilion
Brighton - Bar beira de praia

Brighton - Jantar indiano com nossos amigos
Bath - Rua
Bath - Termas Romanas
Bath - Termas Romanas
Bath - Termas Romanas
Bath - Termas Romanas
Bath - Abadia
Stonehenge - Sítio
Stonehenge - Sítio
Stonehenge - Sítio
Stonehenge - Centro de visitantes.

2 comentários:

  1. Bath , de fato, é uma cidade exuberante pelo menos em três dimensões : histórica, plasticidade e cenário natural. Dei mais sorte do que o meu amigo bloguero. Fiquei por lá durante três dias (mas o mérito da opção não foi meu e sim de uma das companhias de viagem). E o bom também da cidade é a localização. Tá próxima de outras cidades interessantes. A título de exemplo: Bristol, Newport e Cardiff. Escolhemos pra um "bate e volta" Cardiff, uma grata surpresa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Bob! Bom saber que deverei voltar!!

    ResponderExcluir