quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Conhecendo a escola

– Nossas aulas começam amanhã, é melhor irmos na escola hoje para aprendermos o caminho e também para conhecer melhor o lugar, ver se nossas inscrições estão corretas, essas coisa, me disse Ailton na véspera do início das aulas que se daria no dia 2 de abril de 2015.
– Boa ideia vamos lá. O ônibus C14 nos deixará na porta, o proprietário do apartamento me disse.
Sabíamos onde era a escola, já a havíamos visitado em outubro de 2014, naquela  oportunidade fomos a pé, não seria difícil identificar o ponto de descida, além do que o aplicativo TCL nos dava todas as informações necessárias, até mesmo o nome do ponto.
Ao descermos do ônibus e olharmos ao redor tivemos alguma dificuldade em encontrar o prédio, o que foi facilmente resolvido pedindo ajuda a alguém na rua.
Dica: não acreditem nessa história de que francês detesta dar informações, francês detesta ser abordado sem educação, como por exemplo ouvir um “do you know...?” sem nem ao menos ser precedido por um bon jour.
 L’Alliance Française, fica no número 11 da rua Pierre Bourdan, 3me Arrondissement de Lyon. É um bairro muito habitado por árabes, consequentemente é bem servido de lojas de todos os tipos, restaurantes e cafés por todos os lados. É um bairro extremamente tranquilo. Ah, esqueci das barbearias que se encontram espalhadas pelas redondezas. Só vi barbeiros árabes em Lyon.
Na realidade a população árabe é muito grande em Lyon, por exemplo, a maioria dos motoristas de ônibus, donos de quitandas, de açougues, coisas deste tipo são árabes. Quando digo árabe, bem entendido que não sei se são filhos de árabes nascidos na França, eles não se misturam muito e mantem os costumes da terra dos pais. Observação: Nenhum deles nunca tentou me passar a perna em um troco ou qualquer outra coisa.
– Bem, Thomas é aqui, esta praça é a nossa referencia, me disse o Ailton, ao avistarmos a grande construção cinza.
O prédio da Aliança fica próximo a uma praça a qual atravessávamos todos os dias, há uma escola grande na mesma praça, o que fazia com que víssemos muitas crianças todos os dias pela manhã e pudemos observar uma coisa: a criançada toda misturada, franceses loirinhos, árabes, negros, tudo. Depois ficamos sabendo que a esmagadora maioria das escolas são públicas e gratuitas, então todo mundo estuda junto. Que legal!
A Aliança Francesa está instalada em um prédio grande e bonito, de 4 andares, as salas de aula são do tamanho adequado para o número de alunos máximo permitido: 18 por turma. O andar térreo é dedicado principalmente a secretaria e um grande salão onde a estudantada fica esperando o horário de aula, há uma pequena saleta com máquinas de café, sempre com fila nos intervalos.
Ainda no térreo, há um mural onde são mostradas as listas de cada turma com os nomes dos alunos, eu e Ailton encontramos nossos nomes lá, indicando a turma, andar e sala. As salas são identificadas por nomes de países, nem eu nem Ailton estudamos na sala Brasil, que ficava no primeiro andar, em nenhum dos períodos que lá estivemos.
Na secretaria providenciamos logo nossas carteiras de estudantes, descobrimos depois que ela só serviria como documento de identificação, o que foi muito bom, uma vez que não precisamos de passaportes nem para viagens de trem no território francês. Descontos existem apenas para estudantes  menores de 21 (ou 28, não lembro direito, em todo caso estávamos muito acima) anos, maior que isso – inteira para tudo!
A regra da casa é: dentro das instalações da Aliança só se fala francês! Exceção para a secretaria quando atendendo “les débutants” – os iniciantes. A regra é constantemente desrespeitada, ouve-se literalmente todas as línguas no salão, até que chegue um professor e diga: “parlez français”!
No dia seguinte começaríamos as aulas.

Rua da Aliança francesa de Lyon
Seta indicando o portão de entrada