segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Vamos malhar!!!

Uma estada de 3 meses em um lugar fora de nossa casa, torna necessário que transformemos este lugar em algo tão próximo quanto possível da nossa casa.

É importante que certos hábitos sejam reconstruídos, afinal não se trata de 2 semanas de férias onde queremos fazer tudo diferente, mas sim de viver a nossa vida em um outro lugar.

Um dos hábitos que tenho é a prática de exercícios, frequento academia e gosto de correr e pedalar, então logo na primeira semana uma das minhas iniciativas foi procurar uma academia para me matricular e frequentar.

Saímos, eu e Ailton, depois da aula, para visitar algumas academias que eu havia encontrado utilizando a pesquisa do Google Mapas. 

Dica: O Google mapas é uma grande ferramenta para quem está viajando, encontra-se praticamente tudo. Outro aplicativo muito bom é o maps.me, ele tem a vantagem de precisar da rede apenas para descarregar os mapas, depois funciona sem rede, apenas com GPS. Muito bom para quem não tem 3G, o que é comum quando estamos fora.

Selecionamos as academias a serem visitadas tomando como referência a distância até nossa casa ou até a Aliança.

Primeira academia: – “Bom dia! Por favor (nunca esqueça estas introduções na Europa), gostaríamos de conhecer o espaço e as condições de inscrição e uso da academia”, disse eu.

– “Bom dia! Esteja a vontade, me acompanhe por favor. Aqui ficam as esteiras, mais para lá as máquinas, temos acompanhamento por profissionais, é possível fazer testes de avaliação, blá, blá, blá.”. Dizia o atendente relatando em fim, tudo que se pode informar para um potencial aluno, enquanto apontava cada uma das coisas.

Era uma academia pequena, bem equipada e limpa, em um local agradável na avenida que beira o rio Ródano e perto de casa. Adorei!

– “Gostei muito daqui, quero freqüentar a academia. Quais as condiçoes?”

– “Nossos preços são excelentes se comparados com os mesmos serviços prestados em outras academias, etc -  mais costumeiros blá, blá blá”. 

– “Não temos planos para 3 meses apenas para 6 e 12, teria que ser no sistema avulso, o que fica mais caro”. 

– “Que pena”. Disse eu

– “Hum, espere aí, vou ver o que posso fazer”. Muito gentil o rapaz.

Clic, clic, clic fazia o teclado enquanto ele consultava o computador: – Bom, dá para fazer um plano de € 150,00. € 50,00 na inscrição e mais 2 mensais de € 50,00. No ato da inscrição tem mais € 20,00 (ou € 30,00, uma taxa que não lembro mais o que era, o que faria um total de € 170,00 ou € 180,00). Isso lhe dará o direito de frequentar todos os dias, em qualquer horário que a academia esteja aberta: das 7:00 as 20:00”.

Fiz minhas conversões para reais a fim de comparar com o valor que pagava aqui e cheguei a conclusão que, claro, apesar de mais caro, era um bom preço, considerando um contrato de curta duração. – “Perfeito! É o que eu quero!” Disse eu animadíssimo, pensando que já teria um lugar para as minhas atividades físicas! 

– “Então pronto, só preciso do número da sua conta bancária.” Me disse ele, feliz por obter mais um aluno.

– “Não tenho banco aqui, só vou passar 3 meses”.

– “É necessário uma conta bancária para fazermos a cobrança mensal. Não precisa ser sua, serve a conta de um amigo”. Insistiu ele.

– “Não tenho amigos aqui para pedir um favor deste, mas não tem problema, como são só 3 meses, pago todo o período adiantado, não será necessário cobrança mensal e o risco é todo meu”. Expliquei.

– “Não pode, tem que ter uma conta num banco francês”. 

– “Desculpe, não falo francês muito bem, não devo ter me explicado direito: vou pagar os 3 meses agora, a vista, em dinheiro”. Contestei, acreditando tratar-se de um problema de comunicação.

– “Nenhum problema em compreende-lo, o senhor fala francês com um belo sotaque, de onde vem?

– “Brasil (KKKKK! Belo sotaque - pode? O que esse pessoal não faz para vender)

– “Eu entendi perfeitamente, infelizmente não pode ser feito assim, tem que ser por meio de um banco”. Confirmou o atendente com uma expressão meio desolada.

Por mais atônito que eu estivesse, sem conseguir entender o porque, não me restou opção a não ser agradecer e sair.

Fomos em mais 2 outras academias, e a história, acreditem, se repetiu.

Finalmente na quarta tentativa encontramos uma que aceitava receber o pagamento antecipado em dinheiro. Mas, meu Deus, a academia era um bagaço. Saí de lá, me sentindo meio desconfiado, dizendo que iria providenciar o dinheiro e voltaria.

Já na rua falei com Ailton: – “Cara, to achando essa academia muito derrubada, que é que tu achas?”

Ailton me olhou com um sorriso e disse: – “Olha como você tava muito animado, não quis falar nada, mas isso aí é uma espelunca!”

Ele tinha total razão, desisti!

Essa burocracia absurda me deixou intrigadíssimo. Como é possível, em um país de vanguarda, que uma coisa tão simples possa ser complicada ao extremo de ser inviabilizada?

Depois, conversando com a professora Isabelle sobre este fato ela me disse: “Este país é extremamente burocrático, tudo aqui é um labirinto de papéis e exigências que parecem impossíveis de serem vencidas. É um dos pontos fracos da competitividade da França”. Fiquei surpreso!

Esse inferno burocrático me foi confirmado por colegas que estavam lá há muito mais tempo e por isso alugaram apartamentos: – “É uma dificuldade para alugar e outra para devolver”.

Sem academia o que me restou foram as corridas, caminhadas e pedaladas, o que no fim se mostrou maravilhoso, pois conheci lugares muito bonitos ao redor de Lyon. Não podemos também esquecer que economizei € 170,00 (ou 180).

É impressionante a distância que se pode ir de bicicleta por lá, o limite é seu físico e seu tempo. A cidade oferece opções de caminhadas, corridas e pedaladas em beiras de rios e parques que são belíssimas. 

Os parques da cidade são extremamente frequentados, nos finais de tarde é possível ver vários grupos fazendo piqueniques, patins, skates e bicicletas de todos tipos: para família, criança, com reboque de carrinho, tudo. Também nas beiras dos rios fazem piqueniques. Afastando-se do centro as margens perdem as calçadas de cimento e pode-se  ver pequenas prainhas cercadas de árvores.

Lyon é uma cidade, que como Ailton e eu costumávamos dizer desfrutada pela população! As pessoas usam os espaços sem medos, o medo é que não encontra muito espaço em Lyon

Musée de la Confluence visto a partir
da margem oposta do Saône.

Vista de prédios modernos na região da confluência dos rios
com o centro ao fundo

Pista ao longo do Saône de onde tirei as fotos acima. 
Pode correr sem medo aqui!






Um comentário: