domingo, 10 de setembro de 2017

A BOA FESTA


Sempre tive a certeza de jamais viajar a Europa em agosto, não faria sentido sair daqui para sentir calor lá, menos ainda trocar as praias daqui pelas de lá. Aconteceu este ano um casal de amigos que tem um apartamento no Porto viajarem para lá exatamente em agosto e nos convidarem para visitá-los, pois bem, minha convicção foi pelos ares, lá estávamos nós em Portugal bem no esplendor do mês de agosto. Uma vez lá porque não conhecer as maravilhosas praias do Algarve?
No dia 09/08 deixamos a belíssima ilha da Madeira em um voo para Lisboa, uma viagem com destino final em Albufeira, cidade banhada pelos mares do Algarve, região que compreende toda a extensão leste-oeste no sul de Portugal.
Diferentemente da Ilha da Madeira, as praias de Albufeira são maravilhosas, parecida com algumas das nossas mais belas praias: areias branco-amareladas, aguas claras mas não cristalinas como a Madeira. 

Areias e mar de Albufeira

Vista da praia da Falésia.
A água tem uma temperatura entre Rio de Janeiro e Nordeste
Excelente para refrescar-se sem congelar
O que torna este litoral peculiarmente diferenciado são as formações rochosas que dividem as várias praias, as escarpadas rochas abrigam grutas e praias secretas apenas acessíveis por mar. Por conta disso uma atividade imprescindível nesta cidade, são os passeios de barco.
Por recomendação do recepcionista do hotel, escolhemos um passeio de 2 horas, em um barco rápido que nos levou as principais grutas, o único problema, para nós, foi não haver um parada para banho, existem outros, mais longos que incluem essas paradas e até almoço - um churrasco na praia.

A formação rochosa única, mostrada na foto abaixo,
permite dotar esta praia com iluminação exótica
"Teto" da praia acima
Albufeira é muito frequentada pelos ingleses, talvez por isso o mar e o vento de lá decidiram criar uma homenagem aos Beatles.

Yellow Submarine
Passear a pé pela costa também é uma excelente opção para admirar as suas belezas rochosas.




Albufeira, nascida com o nome de Al'Buheira, dado pelos seus fundadores árabes, é uma cidade que durante o ano tem sua população igual a 30.000 habitantes e durante o verão aumenta exponencialmente chegando a estimados 300.000 em agosto. Por conta disso no verão a cidade é literalmente uma grande festa!
As praias são lotadas, a noite fervilha de bares e clubes cujas chaves de suas portas são guardadas pelo Sol, durante todo o dia e noite tem-se atividades para fazer todos os dias, a impressão é que só há um dia na semana: sábado. Quem tiver disposição e fôlego, pode simplesmente não dormir!

Centro antigo
Vista do centro antigo

Avenida Sá Carneiro onde a noite acontece
Justamente apelidada: The Strip  
Uma cidade com tanta gente teria que ser muito bem servida de restaurantes - e é! Restaurantes portugueses, indianos, mexicanos, churrascarias brasileiras, tudo se encontra lá. Normalmente janta-se entre 19:00 e 22:00, depois bares, até 00:00 ainda é possível jantar, depois disso contente-se com os petiscos dos bares.
A cidade é muito bem preparada para receber seus turistas, as praias são impecavelmente limpas, com maravilhosa infraestrutura de serviços, desde aluguel de guarda-sol, até restaurantes completos, à beira da areia. As fotos abaixo dispensam legendas.






Claro que a maioria de todo este serviço só existe durante o verão, no inverno, seus habitantes, creio, aproveitam para dormir.
Dica: Para curtir a noite não deixe de visitar o bairro da Oura: Ruas Sá Carneiro e Santa Eulália, assim como o centro antigo.
Pode-se dividir Albufeira em três regiões de alegrias e diversão: as praias sobre as quais falamos, as ruas do bairro da Oura e o centro Velho.
No bairro da Oura há três ruas que concentram as principais ofertas de bares e restaurantes: Santa Eulália para restaurantes e a Sá Carneiro, muito adequadamente apelidada de The Strip, para os bares e boates. A avenida que liga essas duas ruas, também oferece muitos restaurantes e bares.
O Strip, abriga bares muito bem instalados e caprichosamente decorados, onde se pode assistir maravilhosas apresentações musicais. Um destes muitos bares nos causou particular impressão:WILD & CO.
Este imenso pub, que oferece a cada noite uma banda de rock diferente, é servido por competentes e divertidos barmen, que dão um show à parte como seus malabarismos de copos e garrafas, no meio de muitos bons profissionais sempre há um que nos chama mais atenção, neste caso a referência é para o Frederick Reizinho. WILD & CO, é definitivamente uma parada obrigatória na noite de Albufeira.

Malabarismo do Frederick Reizinho
Wild & Co



Esta foto foi a nossa última noite na cidade que pode ser chamada: A Boa Festa
Além dos barmen há as simpáticas e belas garçonetes, dentre as quais destaco a brasileira Fernada pela sua maravilhosa interação com o público.
Dica: Vindo a Portugal no período Junho-Agosto, jamais deixem de vir conhecer A BOA FESTA de ALBUFEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário