sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Aqui se estuda, mas não apenas isso!


Depois de tantos dias de praia e sol, deixamos o litoral sul de Portugal em um trem e na tarde do sábado 19 de agosto chegamos a Coimbra.
Ficamos hospedados em um Hostel bem no coração desta bela cidade. Recomendo-o a qualquer pessoa que queira visitar Coimbra e ficar muito bem localizado. Trata-se do Quebra Luz  Guesthouse (http://www.quebra-luz.com), situado na rua-escada do Quebra Costas, com seu aconchegante quarto provido de um banheiro privativo e dirigido pela eficiente e simpática Filipa.

Fotos do site do Hostel
No topo da colina mais alta de Coimbra encontra-se a fabulosa Universidade que leva o seu nome, uma das primeiras criadas na Europa.
A Universidade de Coimbra iniciou sua história acadêmica com as Faculdades de Artes, Direito Canónico Direito Civil e Medicina no ano de 1290. Ao longo de sua história alternou sua localização entre Lisboa e Coimbra até que em 1537, foi para Coimbra e lá ficou até hoje. Atualmente oferece 8 Faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física, mais de 20 mil alunos estudam lá nos dias de hoje.
O conjunto de prédios da Universidade é belíssimo, um deles é a joia barroca - Biblioteca Joanina, que hoje em dia não é mais utilizada para leitura, apenas como museu para que se aprecie as belas mesas, colunas prateleiras, tudo; caso algum aluno necessite de um dos 40.000 volumes lá guardados, o livro é levado para a biblioteca central.

Não é permitido fotografar a biblioteca Joanina, então peguei fotos da internet
Idem
Corredores da Universidade, colunas belíssimas
Idem
Salão Nobre da Universidade
Olha eu aí, gente
Pátio da Universidade
Vista do corredor externo da Universidade
Dentro da Universidade temos ainda a Capela de São Miguel
Com seu fabuloso órgão.
Evidentemente em uma cidade com tantos estudantes não faltam festas e agitos, por isso em Coimbra se estuda, mas não é só isso.
É uma cidade alegre, repleta de bares, restaurantes, casas de fado, etc. espalhados e escondidos em suas ruas estreitas, escadarias e praças.
Tivemos a oportunidade de estar na cidade no fim de semana onde se apresentava o Quebra Jazz, show de artistas que se apresentam na rua-escada do Quebra Costas.

QUEBRA JAZZ
Foto selecionada no site do Quebra Luz Guest House
O Hostel fica nessa escada, melhor localização impossível
Assistindo o Quebra Jazz
Idem
Estátua na rua do Quebra Costas
Fazendo amigos
Coimbra tem bons restaurantes e boa comida, um prato que experimentamos por lá e recomendamos muito é a Chanfana: preparado com carne de cabra, que segundo eles deve ser velha (não é um cabrito) para que passe muito tempo cozinhando - delícia.

Praça do Comércio - restaurante Praça velha
Comendo Chafana neste restaurante
Restaurante - O Alqueire - belos azulejos e boa comida

Em nosso primeiro restaurante tomamos essa cerveja
Rótulo único

Outro atrativo da cidade é o belo Rio Mondego em suas margens há parques, restaurantes e bares.

Dia quente, cerveja gelada
Passeio á margem do rio
Idem

Independentemente de qualquer coisa, passear pelas ruas de Coimbra é aproveitar um museu a céu aberto. Desfrutando seus prédios, praças, ruas e monumentos.

Monumento ao Fado
Avenida em frente a Universidade
Até minha rua eu achei
Resquícios da muralha
Vista da cidade
Vista da Sé
Passeando
Para concluir, não deixem de ler a pedra ao pé desta oliveira


2 comentários:

  1. Oi Thomas, você estudou quando criança no Instituto dos Números em Cores em Recife? Sei deve parecer uma pergunta aleatória, mas é que achei seu blog aqui e lembrei que minha mãe uma vez comentou que teve um colega com o mesmo nome (e acho que não deve ser um nome tão comum em Recife né?) e mais ou menos da mesma idade!

    ResponderExcluir