domingo, 24 de setembro de 2017

Barcos, ovos e amigos

Igreja de Santa Luzia, Viana do Castelo - imagem de internet
Depois de dois adoráveis dias em Coimbra, pegamos novamente um trem e fomos para a cidade de Aveiro.
Esta cidade é famosa por duas coisas: a primeira é a sua posição geográfica. Situada no que se chama de Ria de Aveiro, uma espécie de laguna com muitos canais (que apesar dos rios Vouga e Boca aí desembocarem sua água é salgada), a cidade tem uma aparência meio Veneziana; a outra é uma tradição culinária: os ovos moles de Aveiro.
Os canais formam uma espécie de rede de mobilização, utilizada no passado para transporte de cargas, principalmente de moliço (algas usadas para adubo), por isso os barcos que circulam pelas rias de Aveiro são chamados de Moliçeiros. Hoje estes barcos, belamente pintados, que podem ser considerados Gôndolas Portuguesas, tem ocupação exclusivamente turística, um passeio neles é parte fundamental de uma visita a cidade. 
As construções são interessantes há belos prédios ao longo da ria e durante o passeio de barco consegue-se belas fotos.

Passeio pela ria de Aveiro.

Cais, esperando o passeio
Praça em frente ao hotel Aveiro Palace
Exemplo de uma das belas casas


Moliciero - foto de site da Internet
Bom, quanto as ovos moles, são na realidade um espécie de pastel arredondado, feito de uma finíssima massa tipo hóstia e recheado com um creme a base de gema; há quem os ache a delícia das delícias, outros não o suportam devido ao forte sabor de ovo e extremamente doce, eu fico em categoria intermediária: o primeiro é bom, o segundo meio enjoativo e o terceiro - não tentei. Recomendo comer pelo menos um, é pequeno.

Escolhi esta foto na internet, dá uma idéia perfeita dos ovos.
À noite tem-se boas opções de restaurantes e bares para se distrair.

Animado barzinho de rua
Cerveja local
Passamos apenas um dia em Aveiro, na minha opinião, suficiente, procure ficar em hotel próximo do centro, tudo se concentra lá. Ficamos no Hotel Aveiro Palace, muito confortável, instalado em um prédio belíssimo e excelente localização, recomendo.

Depois de Aveiro fomos para o norte de Portugal, visitar uma amiga baiana que hoje mora na cidade de Viana do Castelo. Viana tem bem no centro da cidade uma colina onde está construída a bela igreja de Santa Luzia, apanhar o funicular para para visitá-la é a principal atividade turística, de lá se tem-se uma belíssima vista da cidade.
Também só passamos um dia, como o principal objetivo era visitar nossa amiga Fátima, caminhamos bastante, há belos construções para se admirar, tomamos uma cerveja em um café, depois fomos para casa dela, conversar, beber vinho, jantar e dormir.

Santuário de Santa Luzia
Vista a partir da igreja em companhia da nossa amiga
Passeando pelas ruas com Fátima 
Cerveja que não pode faltar 
Tirando onda

Jantar em companhia de nossa querida

Nenhum comentário:

Postar um comentário