segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ANNECY.

Dedico a publicação de hoje a duas lágrimas, lágrimas de dois povos distantes e vítimas do mesmo mal: GANÂNCIA!!



A estas pessoas a minha solidariedade e orações!

*******************************************************************

Lyon é uma cidade muito bem localizada, situa-se no sudeste da França, a uma distancia de aproximadamente 450km de Paris que está ao norte e Milão a leste. Apenas 150 km até Genebra na Suíça. Marselha está a 300 km ao sul.


Indo na direção da Suíça, a 150 km de carro, ou 1 hora de trem, encontra-se um belo lago chamado Annecy, nas margens deste lago há uma pérola, uma pequena cidade alpina – a vila de Annecy.

Conversando com minha professora e orientadora de viagem, Isabelle, sobre lugares para conhecer, aproveitando minha temporada na França, esta foi uma das cidades indicadas. – Thomas, Annecy é belíssima e muito agradável de ser visitada.

O trem para Annecy a partir de Lyon, não é TGV, é um trem comum, por isso a viagem dura 1 hora, não é muito e a paisagem a ser contemplada pela janela vale a pena.

Annecy é uma cidadezinha medieval construída praticamente “dentro” de um pequeno rio, o Thiou, salpicado de pequenas ilhotas onde se instalam as construções da cidade. Eles dizem que este riozinho, com seus parcos 3,5 Km, desde o lago Annecy até o rio Fier, afluente do Ródano, é o menor rio da França. Ou seja, as águas que saem do lago Annecy e correm ao redor das ilhas da bela cidadezinha banham a península de Lyon.

Sendo alpina é muito procurada no inverno para a prática de esqui, no entanto, devido ao seu belo lago e visual das montanhas ao redor vale a pena ser visitada em qualquer época do ano. No verão as pessoas se banham no lago, na primavera, quando estive lá, a cidade abusa nas flores, são lindos os canteiros espalhados por todos os cantos e em seu  imenso parque à beira do lago. 

Annecy é uma cidade bem frequentada, é mandatório reservar hotel antes de ir, escolha sempre ficar na região central próximo ao rio e ao lago, tudo acontece por ali. A quantidade de restaurantes é grande e variada. Atenção! Depois das 15:00 nada mais de comida até 19:00, quando abrem para o jantar, a maioria fica aberta até 22:00, 23:00 fecha tudo, com exceção de uns poucos bares que ficam abertos até tarde, apenas para beber, no máximo se consegue uma tábua de embutidos, queijos e pães.

Estivemos nesta cidade duas vezes, na primeira fomos eu e Ailton, ficamos 2 noites, na segunda levei Lula e Conceição, dois amigos brasileiros que vieram nos visitar e não dormimos lá, chegamos pela manhã bem cedo e retornamos a Lyon no começo da noite.


É natural a pergunta: – sim, e qual o tempo para se passar lá? Depende da disponibilidade de duração da viajem e do que se quer fazer. Em um dia se caminha pela parte turística da cidade inteira, é tempo suficiente para conhecer as belezas e almoçar em um dos seus restaurantes.


Querendo fazer o passeio de barco pelo lago, são várias as opções, é melhor dormir uma noite. Na primeira vez, quando ficamos duas noites, tive a oportunidade de além de visitar a cidade e passear de barco, fazer a volta de 30 km ao redor do lago em uma bicicleta alugada, maravilha! Para aqueles que querem aproveitar banho de lago, no caso do verão ou esquiar no inverno, o tempo é uma variável aberta.


Sendo formada por pequenas ilhas, a cidade oferece uma grande quantidade de restaurantes na beira do rio, é extremamente agradável, almoçar, jantar ou tomar um drinque com aquele riozinho de águas muito límpidas e rápidas desfilando alguns palmos abaixo.


Por pertencer a região da Saboia, bem fria, sua comida típica é muito baseada em queijos, batata, e toucinho – uma bomba de colesterol. Por conta do lago também tem peixe, experimentei um – Fera, não achei grande coisa. Caso não queira arriscar, tem várias pizzarias e restaurantes de comida italiana, alemã (me lembro de um restaurante chamado Le Munich, que estava sempre cheio, não fui lá) e francesa. Na minha opinião a gastronomia local não é um grande atrativo de lá, nenhum prato que pedimos nos deixou impressionados, tipo: – que delícia! Se não é adepto a aventuras do paladar, escolha um restaurante internacional do seu gosto. Já as cervejas são fabulosas, não há tempo para experimentar todas!


O melhor de Annecy é a beleza do local que tento reproduzir nas fotos abaixo.


Castelo da Ilha ao fundo

Ponte

Castelo da ilha

Anoitecendo



Passeio de barco - Ailton e eu.




Restaurante muito bonito com comida razoável 
Tábua de frios e cerveja no Captain Pub
Bar que fica aberto até tarde

Lula e Conceição no Captain Pub








Lula e Conceição na entrada do lago, início do rio Thiou.
Lula e Conceição - ponte com restaurantes ao fundo
Lula e Conceição em rua de Annecy

Nenhum comentário:

Postar um comentário