terça-feira, 10 de novembro de 2015

PRÉDIOS, PARQUES, MUSEUS, HISTÓRIA...

Lyon é bem mais que uma cidade para se praticar esporte, estudar ou comer, Lyon é uma cidade para se viver, uma cidade para ser curtida, uma cidade rica em beleza, história e cultura.

Não vou falar sobre a história da cidade, isto está disponível de forma abundante e precisa nas páginas da internet, é suficiente aqui destacar que ela foi fundada no ano 43 AC pelos romanos que a chamavam de Lugdunum, mas acredita-se que os gauleses habitavam a área desde 600 AC.

Na área onde começou a cidade, próximo à la Fourvière,  há o museu Galo-Romano, com um valioso acervo dando uma  descrição das várias épocas de desenvolvimento da cidade. Neste mesmo local há ainda excelentes ruínas romanas a céu aberto, o grande anfiteatro é ainda hoje utilizado para apresentações variadas, principalmente musicais. Visitar este local é absolutamente mandatório uma vez que se esteja em Lyon. Aproveite o passeio e Visite a basílica de Nossa Senhora, que é belíssima. Uma sugestão é tomar o funicular e ir até o topo do morro de la Fourvière, visitar a igreja e ir descendo a pé passando pela área histórica, ao final da descida chega-se a Vieux Lion e a sugestão é visitar a Catedral de Saint-Jean Baptiste, que fica na pequena praça Saint-Jean. Depois, aproveite, descance em um dos cafés de Vieux Lyon.

Lyon também já foi a capital européia da seda, período em que se tornou uma cidade riquíssima.

Na fase contemporânea os lioneses sentem muito orgulho de sua cidade ter sido declarada por Charles de Gaulle: a capital da Resistência Francesa na segunda grande guerra.
Lyon conta ainda com outros excelentes museus, como por exemplo o Museu de Belas Artes, visita obrigatória para quem gosta de pinturas, sua coleção é fantástica; e o Museu do Tecido, que conta a história do desenvolvimento da comercialização da seda em Lyon.

A cidade está repleta de edifícios imponentes e belos, ao andar pelas ruas principais do centro da cidade é importante olhar para os topos dos edifícios, as portas e paredes trabalhadas ou pintadas, estátuas, fontes e monumentos que decoram as ruas e praças.

Na praça do Terreuax há duas construções magníficas, uma delas é o Hotel de Ville, equivalente a nossa prefeitura, a outra é o museu de Belas Artes, ambos abertos à visitação gratuita nas áreas externas. Nesta praça há também uma fonte belíssima e muitos cafés e restaurantes, sente-se lá e fique olhando as construções e o movimento.

Um dos edifícios muito bonitos de Lyon é l'Opera, este prédio é muito polêmico, ele tem uma parte inferior antiga e uma ampliação moderna para cima, na minha opinião ficou um horror. A ampliação foi muito útil, pois duplicou a capacidade do teatro, mas por fora ficou muito esquisito para mim, muitos gostam. Tem também, o Museu da Confluência que eu não visitei, uma construção ultra moderna, muito bonita.

Não deixe de ir ao Parc de la Tête d'Or, especialmente se estiver lá entre maio e julho. O parque é repleto de flores e muitos eventos acontecem em seus espaços. É o meu lugar preferido em Lyon.

No centro de Lyon há uma enorme praça, Place Bellecour, não é bonita, pois é toda cimentada com uma imensa estátua de Luiz XIV no centro, o importante é que lá se encontra o principal posto oficial de turismo da cidade onde há informações sobre os diversos passeios e eventos da semana na cidade, inclusive os circuitos de barco que são bem interessantes, escolha aquele que vai até a confluência.

Querendo viajar de trem, a loja da SCNF fica também nesta praça, compram-se passagens para todos os lugares, inclusive para Londres com conexão em Paris pelo eurotunel. Vale a pena pesquisar preços lá, as vezes eles têm promoções que não aparecem nos terminais automáticos.

Não deixe de caminhar pela rua Victor Hugo, que sai da praça Bellecour e vai em direção a Perrache. Esta rua é a Meca das compras, há muitas butiques, galerias de arte e até antiquários, de repente você acha algo que lhe encante. É uma região abundante em hotéis e uma linha do metrô passa nela.

Ufa! Lyon é repleta de atrações, por mais que se conte só há uma forma de conhecê-la, vá visitá-la!


Parque de la Tête d'Or.
Parque de la Tête d'Or.
Parque de la Tête d'Or.
Parque de la Tête d'Or.
Parque de la Tête d'Or
Evento da festa das flores.
Parque de la Tête d'Or
Evento da festa das flores.

Parque de la Tête d'Or
Evento da festa das flores.
Parque de la Tête d'Or
Evento da festa das flores.
Parque de la Tête d'Or
Evento da festa das flores.
Museu de Belas Artes
Museu de Belas Artes
Parede pintada - Fresque de Lyon

Place de la République 

Place de Jacobin
Place de La République 
Place de Terreaux.
Hotel de Ville
ao fundo.
Place de TerreauxHotel de Ville ao fundo
Decoração de rua.
Lyon e seus leões.
Rua
Croix Russe

Nenhum comentário:

Postar um comentário