quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Hanoi, Hanoi.


Manhã da quinta feira dia 18 de 0utubro - novo voo, desta vez para Hanoi, a capital do país. Nosso voo saindo as 10, chegou em Hanoi antes das 12:00. 
Nos instalamos no Boss Legend Hotel, também bom e confortável apesar do quarto um pouco pequeno para 3 camas mas sem problemas, muito bem localizado, café da manhã também dentro dos padrões de qualidade dos demais – recomendamos.
Vista do terraço no topo

Salão de café, muito bem decorado

Dica: Hanoi oferece hotéis em outras regiões da cidade menos congestionadas, no entanto para conhecer a cidade é melhor ficar no centro, evitar deslocamento de carro é uma prioridade.
A estadia em Hanoi foi dividida em 2 etapas, esta primeira e uma outra após retorno da baia de Ha Long. Como a pequena programação turística que tivemos foi nesta primeira parte, resumiremos as duas descrições aqui, deixando a próxima publicação exclusivamente para a baia de Ha Long. 
Assim que chegamos a Hanoi, logo depois de instalados no hotel, saímos em um passeio de ciclo. Ciclo é uma bicicleta com uma cadeira instalada na frente para o passageiro. Passeio muito legal, que recomendamos fazer, pois mostra muito da vida do centro da cidade e evita deslocamento de carro, afinal o trânsito da cidade é parecido com Saigon, talvez pior. 
 




A cidade tem ruas muito estreitas no centro, pouquíssimos semáforos – o trânsito nos cruzamentos é uma espécie de acordo não escrito, além do mais tem-se de tudo circulando pelas ruas, inclusive pedestres uma vez que as calçadas são ocupadas por motos além de mesas, cadeiras e até cozinhas de restaurantes. Hanoi, definitivamente é uma cidade muito única, repleta de contrastes.



À noite fomos assistir a uma apresentação de marionetes que se passa dentro de um tanque: The water puppet show” no teatro Thang Long. A apresentação é muito interessante, os operadores (que não vemos antes do final) das marionetes demonstram uma habilidade impressionante, o problema é que, como todas as apresentações da Ásia, a música e os movimentos são lentos comparados aos nossos, então, depois de um dia de voo e passeio, nos deixa sonolentos, o que, é claro, em nada diminui a qualidade do espetáculo. O que também merece comentários é a beleza do teatro – recomendamos assistir. Compre ingressos com antecedência dependendo da sessão pode estar lotado; a nossa não estava, a seguinte tinha uma fila imensa.








Hanoi é uma cidade vibrante, oferece muitos  bares e restaurantes.

No dia seguinte (19/outubro) deixamos nossas malas no guarda volume do hotel e portando uma pequena mala ou mochila partimos para Ha Long.
No dia 20/10, já pela tarde, voltamos a Hanoi, desta vez com tempo livre, passeamos pela cidade. Hanoi é repleta de árvores e parques, o cuidado com as árvores é muito grande, todas são identificadas por código numéricos.

Andamos pela noite conhecemos um belo parque com uma linda iluminação cênica.



Tivemos a sorte de sermos levados a um restaurante muito típico, com uma comida especialmente deliciosa, por eventual amigo de um dos participantes do nosso grupo.

No dia 21, dia da nossa partida de Hanoi, nosso voo para Luang Prabang sairia as 18:50, então tivemos praticamente um dia inteiro na cidade e conhecemos o Templo da Literatura, que foi a primeira universidade do Vietnã, e caminhamos pelas ruas.



A tartaruga tem um significado especial na cultura budista. Há 4 animais sagrados: O dragão, a fênix, o qilin e a tartaruga - único que existe. Os outros 3 são quiméricos.

A estadia em Hanoi  foi interessante, é uma cidade que gostei de conhecer, no entanto, no caso de um retorno a região, diferentemente de Saigon, não faria questão de vista-la novamente.

Um comentário:

  1. Muito interessante! Gostei muito da foto de uma árvore dentro d'água; belíssima! as ruas do centro de comércio me parece o futuro de nossos centros urbanos; um horror! Não gostei. Achei legal as bicicletas e uns micro-ônibus que vi passando. Lindas fotos! Você é um bom narrador de viagens!

    ResponderExcluir