quinta-feira, 15 de novembro de 2018

INDOCHINA, AQUI ESTAMOS

Depois de um longo tempo sem viagens estamos de volta. Desta vez para relatarmos nossa experiência na Indochina. Isso mesmo Indochina, nada de China, Japão, Índia, que são os lugares que normalmente vem a nossa cabeça quando alguém nos diz: "fui a Ásia".
A viagem mental se desenvolveu a partir de um antigo desejo a respeito de colocar os pés em lugares há muito tempo conhecidos por notícias, fotos e cartões postais, basicamente: Saigon, Hanói, baia de Ha Long, ruínas de Angkor e Tailândia. Com estas ideias básica na cabeça foi iniciado algo que viria a ser um projeto, um plano e finalmente uma execução.
O projeto inicialmente incluía 2 pessoas: meu companheiro Luiz e eu; antes mesmo de qualquer amadurecimento mais um integrante levantou o braço – eu vou: Ailton.
Com estes 3 participantes e uma ideia já bem firme de ir, foi incluída uma ajuda profissional: BVR OPERADORA, administrada por Piny Fellows:
Em parceria com a DESTINATION SERVICES a BVR começou a construir o projeto. Em um processo de debate de propostas e ideias montamos o “pacote” da viagem. Várias cidades e pontos que eu nunca havia ouvido falar foram incluídas graças a experiência e expertise dos profissionais de turismo.
Após a montagem bons amigos de Recife tomaram conhecimento e mais 3 pessoas foram adicionadas a nossa caravana: Roberto, Alexandre e Carlos. Fomos então 6 pessoas nos aventurarmos na Indochina. Aqui vale ressaltar a qualidade do grupo formado, Ailton, Luiz e eu somos velhos companheiros de viagem, Roberto e Alexandre são velhos amigos de Recife, com os quais nunca tínhamos viajado, Carlos fui apresentado muito rapidamente em Recife em uma multidão de carnaval. Tudo funcionou maravilhosamente bem, as pequenas diferenças foram rápida e sabiamente solucionadas e como se diz: "quando amigos viajam pela primeira vez ou voltam mais amigos ou acaba a amizade"; definitivamente estamos na primeira opção. Creio que esta sensação de harmonia ficou evidente, um dos guias nos apelidou de Happy Group. OBRIGADO HAPPY GROUP.
No final das contas ficamos com o seguinte roteiro: Saigon, Hoi An, Da Nang, Hue, Hanói, Luang Prabang, Siem Reap, Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai e Pattaya. Ficou curioso a respeito destes estranhos destinos? Acompanhe as nossas postagens, falaremos de cada um deles ilustrados por belíssimas fotos.
Então - Saigon, lá vamos nós.
A ida até Saigon não foi feita com o grupo todo junto. Ailton, partindo do Rio, fez a viagem via Houston pela UNITED; A EMIRATES foi a escolha dos amigos de Recife, assim como Luiz e eu. A diferença foi uma parada de alguns dias em Dubai pelo grupo de Recife e nós fizemos uma escala direta. O importante é que todos chegamos em Saigon na noite da sexta feira, 12 de outubro de 2018.
DICA: Indo ao Vietnã esteja pacientemente preparado para a imigração, apesar da documentação prévia exigida, a burocracia lá demorada para a obtenção do "Landing Visa" - Visto de Chegada. Mais de uma hora entre chagar no desembarque e entrar no país.
Aeroporto de Saigon - Aguardando Ailton
chegar no voo de Houston
Saigon é uma grande surpresa aos olhos de um ocidental que a tem como capital do derrotado Vietnã do Sul anexado ao Norte comunista em 1975. Repleta de edifícios maravilhosos, bares, restaurantes, bancos, shopping centers, lojas com as mais famosas marcas do ocidente, em fim – uma metrópole ocidental que guarda em suas ruas e becos os costumes e tradições do país que sempre foi desde antes mesmo do comunismo, afinal os Vietnamitas são um povo de muitos séculos, enquanto o comunismo surgiu no mundo há pouco mais de 100 anos.
As pessoas são educadas e gentis, calmas, falam baixo, fazem o possível para tratar bem o turista, serem receptivos - um exemplo a ser seguido.
Nos instalamos no Golden Central Hotel Saigon. Muito bem localizado, bem no centro da cidade, limpo, confortável e com bom atendimento e várias opções de restaurantes e bares a pé – recomendamos.
Depois de nos instalarmos, claro precisávamos nos recuperar da longa viagem, e nada melhor que uma cerveja. Bem em frente ao hotel descobrimos uma Brewery onde tomamos uma excelente cerveja de fabricação própria e também comemos. Tudo muito bom. Fim do dia 12, dormir e nos prepararmos para o intenso programa dos vários dias de viagens lotados de atrações.

Primeiro bar. Da frente para trás da esquerda para direita:
Eu e Luiz, Alexandre e Roberto, Carlos e Ailton.

1. Muito bom. Sobre companheiros de viagem, aprendi se vc quer saber se um relacionamento vai dar certo, acampe com o pretendente.