quinta-feira, 6 de outubro de 2016

JAMBO! JAMBO

Após uma corrida (apenas 55 minutos para sair de um avião e embarcar no próximo) conexão em Nairóbi concluímos nosso trecho aéreo desde Tana até Kilimanjaro.

Iniciamos então a parte continental de nossa visita a África. Neste trecho a excelente organização da viagem ficou sob a responsabilidade da BVR Operadora (piny@bvroperadora.tur.br), da qual tivemos o privilégio de sermos os primeiros clientes, e sua parceira internacional AKILANGA. Meus agradecimentos a Piny e Ricardo pela maravilhosa aventura e conforto dos hotéis.

O guia/motorista da etapa Tanzânia de nossa viajem, Salim, nos recebeu no aeroporto com simpatia e nos conduziu até o Olasiti Lodge na cidade de Arusha.

Aprendemos com ele que a saudação na língua da Tanzânia, o swahili, é JAMBO! Nesse momento comecei a realizar que estava vivendo o ambiente de tantos filmes que havia assistido!

Chegamos antes do meio dia e depois da maratona do dia anterior estávamos a mais de 24 horas sem deitar em uma cama, como consequência estávamos muito cansados e fomos tomar banho descansar um pouco, depois almoçar e um bom cochilo pela tarde.

Desta forma o dia 12 foi passado todo no maravilhoso hotel, nos recuperando para os safáris que se iniciariam no dia seguinte.
Hotel Olasit Lodge!
Delicioso vinho Sul Africano!
Idem
No dia seguinte, 13 iniciaram-se os serviços propriamente dito da KIBO GUIDES e o Salim nos apanhou as 7:00, fomos para o parque Tarangire que dista mais de uma hora de carro a partir de Arusha.
Tarangire é um maravilhoso parque  na região de savana, onde encontramos logo na chegada maravilhosos baobás, de uma espécie bem diferente das que vimos em Madagascar.

Neste parque avistam-se bem de perto elefantes, zebras, antílopes, gnus, leōes, etc. tudo isso é visto de dentro do carro dotado de uma capota móvel, de pé, nossas cabeças se projetam para o exterior e assistimos tudo.

O carro é grande e seguro, oferece água aos passageiros, e por tratar-se de um carro robusto o suficiente para as estradas internas dos parques não poderia ser lá muito confortável, tudo bem diante do propósito do passeio. E não adianta procurar uma agência que ofereça carros mais confortáveis as dezenas de agências que vimos  utilizam todas esse modelo da Toyta, dizem ser o único que aguentado tranco.

É um teatro maravilhosos, onde você se desloca sem saber para onde está indo nem o que vai encontrar, e os atores aparecem quando querem, se quiserem e sem nenhum roteiro. Maravilha!!!
Zebras
Seguros dentro do carro

Cena a princípio um tanto chocante:
Leõzinhos  iniciando sua refeição de uma zebra

Gnus
Elefantes ao longe
Avestruzes
Encontro de gigantes: animal x vegetal
Elefante e sua força
Mirante belíssimo,
Muitos elefantes lá em baixo

Área de pic-nic para os turistas.
Nem tão exclusiva assim, claro.
Após a visita fomos para outro maravilhoso hotel, o Burunge Tented Camp. São bangalôs espalhados na grande área ocupada pelo hotel, os quais oferecem lanternas para que nos desloquemos pelos caminhos pouco iluminados e cercados de vegetação. Após o jantar, no retorno, um funcionário do hotel nos acompanhou, na chegada ao bangalô, cruzamos com um gato do mato. Experiências únicas.
Hotel Burunge, com uma vista maravilhosa
e uma piscina estrategicamente colocada
De imediato descobrimos que diferentemente de Madagascar a Tanzânia é extremamente voltada para o turismo.

Dica: Em todos os ambientes turísticos não se fala na moeda local, o Shilling Tanzaniano, os preços de tudo são em dólares americanos, aceitam-se outras moedas como euro e GBP, claro, inclusive a local, convertendo-se os preços, que são todos estipulados em dólares, o que acarreta sempre uma perda - troco apenas em dólares. A preferência é sempre dólares, vindo para cá traga esta moeda!!

No dia seguinte, acordamos com esta aurora e partimos para o parque do Lago Manyara.