terça-feira, 11 de outubro de 2016

Victoria Falls 24 e 26/09/2016


Após a temporada urbana na bela e movimentada Cape Town, partimos em direção a Victoria Falls, no Zimbabwe. 

Como, sempre para sair da África do Sul, uma conexão obrigatória em Johnnesburg - 1 hora e 10 minutos na fila para atravessar o controle de passaporte, ufa!

Chegamos em Victoria Falls, por volta do meio dia, encontramos nosso guia (da bem organizada e confiável Wild Horizons, responsável por nossa temporada no Zimbabwe) com a tradicional plaquinha LIMA & HUTCHINSON e fomos para o A'Zambezi Lodge, excelente hotel na beira do rio Zambezi. Depois descobri que o "A" significa " às margens de".


A'Zambezi Lodge 
Cerveja Zambezi no jardim do A'Zambezi, as margens do Rio Zambezi
Ancoradouro do hotel ao amanhecer 
Jardim do hotel - Sol nascendo por entre as árvores
Nossa programação iniciaria apenas no dia seguinte, assim aproveitamos para fazer o tradicional sobre-voo de helicóptero, não vou mentir, é caro - mas vale a pena!

Victoria Falls - Gigantesca fenda engolindo o rio Zambezi
Bruma da cachoeira ao longe
Rio Zambezi
Espalhando-se para cair na cachoeira 
Em períodos de grande volume d'água, todo o paredão fica coberto

Canyon e Ponte para o Bump-Jumping


No dia seguinte, 25/09, nossa tivemos um passeio pelo  rio Chobe na Botswana, deixarei este dia para a próxima publicação, por se tratar de outro país e uma aventura bem diferente.

No dia 26 nosso passeio se iniciaria as 16:30, o que significava praticamente um dia inteiro livre, daí decidimos apanhar o shuttle que o hotel oferece e fomos passear na floresta às margens da maravilhosa cachoeira que dá nome ao local: Victoria Falls.







Ponte para Bump-Jumping
A bruma da cachoeira proporciona uma chuva constante, que garante o verde dando o tom de toda a área ao seu redor, esta "chuva" também oferece um refresco para quem anda pela região. Fomos orientados a levar ponchos para nos proteger desta chuva, mas não foi necessário, creio que em situações de vazão plena do rio, seja indispensável, durante a nossa visita não havia tanta água assim, o que não diminuiu a nossa admiração pelo espetáculo da natureza.


Chuva eterna - verde eterno
Idem

Victoria Falls é diferente as cachoeiras que estamos acostumados, o rio despenca em um cânion que mais se parece uma fenda na terra e as águas se espalham por um imenso paredão, o rio parece desaparecer.


Retornamos ao hotel pouco antes das 15:00, aproveitamos um mergulho na piscina e tomamos a deliciosa cerveja Zambezi, depois fomos tirar uma soneca de 30 min aguardando o Sunset Cruise para o qual deveríamos estar no saguão do hotel as 16:25.

O passeio pelo rio, é simplesmente belíssimo, além da vegetação pudemos ver vários hipopótamos nadando, mergulhando, retornando à superfície e bocejando com seu enorme bocão, também alguns crocodilos, belas aves, tudo isso saboreando drinques e canapés incluídos no passeio, aguardando o ponto alto da expedição - o por do sol; nada direi sobre ele, tentarei um comunicação por imagem que por mais esforçadas que sejam jamais mostrarão a real beleza.







Com este visual nos despedimos de Victoria Falls e também de toda aventura pela natureza africana. Muito obrigado, Propósito do Universo, pela existência de tanta beleza e mais ainda pelos olhos de vê-la. Nosso muito obrigado ainda a todos aqueles que trabalharam para que a beleza e os nossos olhos pudessem se encontrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário